terça-feira, 7 de agosto de 2012
Gentilezas incompartilhadas
Estive pensando que todos os dias são datas especiais para algumas pessoas. Hoje, alguém ganhou seu primeiro beijo ou se perdeu de paixão. Hoje, alguém nasceu ou se foi para sempre. Hoje pode ter sido o dia de se comemorar um aniversário, o primeiro emprego, uma conquista.
Afinal, temos a estranha e deliciosa mania de marcar nossa vida com fatos que nos tocam: o dia que mudamos para a casa nova, o dia que embarcamos para a viagem de nossas vidas, o dia em que conhecemos nosso amor, o dia em que o perdemos, o dia em que passamos no vestibular, o dia da formatura, o dia do casamento - às vezes o nosso, às vezes os dos outros.
Isso me faz chegar a uma conclusão. O dia que estamos vivendo se torna especial por qualquer (ou por toda) razão. Bastaria a nós apontar em nossa mente o que de fato fizemos hoje. Marcar em nossa linha do pensamento instantes que ainda fogem ao nosso controle e que não são registráveis instantaneamente por lentes móveis espalhadas em nossas vidas.
A gentileza desconhecida nas calçadas, um sorriso franco e despretensioso de alguém que você nunca tinha visto, um agradecimento aberto ou um pedido de desculpas instantâneo e gentil.
Às vezes, presos numa rede a qual chamamos de social, esquecemos de guardar tais momentos, muitos incompartilháveis, mas de intensa sinergia humana.
Para quantas destas tantas pessoas que passam literalmente por nossas vidas, hoje não foi um dia regado de fato por um momento único, simples e não menos intenso do que aqueles que julgamos especiais em nossas vidas?
E nesse vai e vem urbano, a gente acaba por compreender coisas que não se explicam. O porque passamos por uma rua ou não seguimos um determinado caminho. Por que falamos uma determinada palavra ou optamos por um silêncio. Somos tocados por anjos ou por representantes legítimos da presença de uma mão divina. E assim, vamos colecionando instantes memoráveis que por uma equivocada velocidade nos passam despercebidos.
Por isso, faço um apelo agora. Marcar na nossa timelife real, que numa tradução mais livre e estendida seria chamada por mim de "tempo da nossa vida real" as presenças que fazem a diferença. Que mudam nossos dias comuns e os fazem especiais. Que com palavras normais nos fazem sorrir, que nos encantam no inesperado e que nos confortam quando achamos que não temos mais nada. A essas pessoas especiais - as que sabem e as que desconhecem tamanho potencial - deixo marcado meu mais íntimo agradecimento e uma farta declaração de amor para que possam passar adiante todo o bem que a mim fazem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hoje é um dia especial para minha amiga Ana. Feliz aniversário. Que seus dias daqui pra frente sejam tocados por todos que lhe importam.
ResponderExcluirML, Q LINDO!
ResponderExcluirA SABEDORIA DE VIVER INTENSA MAS SIMPLESMENTE CADA INSTANTE.
ACHO Q VC DEVERIA EDITAR SEUS TEXTOS.
BJS